Cirurgia Guiada _450x450.jpg)
A cirurgia guiada vem revolucionando as reabilitações com implantes osseointegráveis.
A técnica é indicada para os desdentados totais, tanto em maxila como mandíbula, bem como para os desdentados parciais, seja para um caso unitário ou múltiplo.
No caso de um desdentado superior total por exemplo se faz uma tomografia do paciente com a prótese total e outra apenas da prótese total. No software, conseguimos sobrepor as duas imagens obtendo informação da espessura de gengiva, anatomia do osso, detalhes anatômicos e a futura posição dos dentes.
Fazemos a cirurgia virtual, operando inicialmente o paciente no computador, transportando o resultado final desse processo para a impressora 3D, que irá fabricar o guia cirúrgico. Com o uso de um kit cirúrgico específico e o guia 3D, conseguimos instalar os implantes na posição planejada, em campo fechado, ou seja, sem incisão.
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva.
A cirugia é feita sem incisões e descolamentos de fibromucosa, o que diminui muito o sangramento, finalizando a cirurgia sem suturas.
O pós-operatório torna-se muito mais tranquilo, diminuindo a morbidade e o uso de medicamentos para dor.
Além dessas vantagens, o cirurgião obtém o correto posicionamento tridimensional dos implantes, otimizando os resultados protéticos. Como desvantagens, podemos citar a necessidade de um treinamento mínimo para se adaptar ao sistema e a trabalhar em campo fechado, bem como a impossibilidade de mudança do planejado no decorrer da cirurgia.
Como contra indicações da técnica, alertamos para a abertura restrita de boca, necessidade de extrações múltiplas com regularização óssea no momento da instalação dos implantes e quantidade de osso insuficiente, sendo necessário enxerto prévio aos implantes.
É uma ótima indicação para pacientes que apresentam algumas restrições de ordem médica, os quais necessitam de intervenções curtas, pouco invasivas, evitando sangramentos e usando quantidades reduzidas de anestésico e drogas no pós operatório, como os anti-inflamatórios.
Quanto ao ato cirúrgico, a satisfação dos pacientes é sempre acima das expectativas, pois a cirurgia é muito rápida e o pós-operatório torna-se extremamente tranquilo.
Categoria: Artigo
Publicado em: 09/01/2019