Ortodontia
Qual a idade ideal para a colocação do aparelho?
Muito tem se discutido a respeito da idade ideal para a criança colocar o aparelho ortodôntico, como se existisse uma regra para isso.
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o tratamento ortodôntico deve ser feito tão logo seja detectado o desvio da normalidade. Alguns imaginam que a criança deve primeiro crescer, desenvolver-se e depois tratar dos dentes incorretamente posicionados. Na maioria dos casos isto acaba prejudicando a criança.
Em um cuidadoso exame clínico realizado pelo dentista, pode-se encontrar em uma criança de apenas cinco anos ou menos, uma má oclusão, ou seja, mordida inadequada que se não for tratada irá impossibilitar o crescimento e desenvolvimento ósseo adequado, tornando-se uma seqüela na vida adulta.
O importante é que as crianças sejam assistidas por um cirurgião dentista que tenha estes conhecimentos, desde a erupção dos primeiros dentinhos.
Lembrando que a movimentação ortodôntica (dos dentes) ou ortopédica (dos ossos da boca) são facilitados pela maleabilidade dos ossos ainda pouco calcificados na idade pueril, resultando em um tratamento muito mais rápido e definitivo nas crianças do que nos adultos.
Os problemas ortodônticos são na sua maioria hereditários, agravados ainda por maus hábitos como chupar dedo, chupeta, caneta na boca, cachimbo e alimentação inadequada.
Um profissional que acompanha o crescimento da criança pode compreender a individualidade desta criança e detectar com mais facilidade os maus hábitos.
E com isso orientar para a higienização correta, alimentação adequada, aconselhar e aplicar métodos de prevenção como selantes e flúor, poder acompanhar a troca dos dentes na sua correta ordem cronológica.
Não podemos mais ter a visão restrita de que a Odontologia seja uma prática para poucos. Um sorriso bonito e harmonioso continua sendo um dos objetivos da Ortodontia planejada, com uma interceptação oportuna e um diagnóstico correto.