Implantodontia
O que é implante dental?
O implante constitui-se basicamente da introdução cirúrgica de um parafuso de titânio no osso alveolar (maxilar ou mandibular). Este parafuso substitui a raiz do dente. É nele que se fixa a prótese dentária. O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala de forma bastante similar aos dentes naturais, além de devolver beleza ao sorriso e qualidade á saúde bucal.
Para que pacientes é indicado o implante?
- os que tenham faltando 1 ou mais dentes
- os que cujas próteses removíveis não estejam confortáveis e/ou esteticamente adequadas
- que tenham falta de estabilidade ou retenção em sua prótese removível
- os que tenham dificuldade de mastigação
Fases do Implante:
- Exames clínicos, exames de imagem e diagnóstico
- Cirurgia para instalação de implante
- Pós operatório
- Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária (este é um processo que pode ser realizado imediatamente após a instalação dos implantes ou de 4 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante
- Manutenção e higienização bucal
Finalidade do Implante:
- recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaço de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam o paciente
- melhorar a qualidade de mastigação. Com o implante, a sobrecarga em dentes remanescentes diminui.
- frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando o paciente perde 1 ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.
É um tratamento doloroso?
Em todo processo, nossa preocupação é com o bem estar do paciente. Apesar dos medos geralmente associados á imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de meios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes, como nos dias seguintes ao procedimento.
Quais são os resultados?
Os resultados gerados por implantes são estáveis. Mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso. Vale lembrar que uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente.
O prazo para o tratamento é informado após avaliação do seu caso.